QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE SE FAZER UM TESTE GENÉTICO?
O teste genético é um tipo de exame médico feito em laboratório que serve para identificar, através de um mapeamento do nosso DNA, as variações genéticas herdadas dos pais e transmitidas aos filhos.
Um teste genético é feito através da análise do DNA, material genético das nossas células, responsável por conter as nossas informações genéticas. É através do DNA que as características específicas do nosso organismo são transmitidas aos nossos descendentes. O exame é geralmente realizado a partir de amostras de sangue ou saliva.
As mutações genéticas, que são as mudanças que ocorrem no nosso material genético e que podem se manifestar na forma de doença, podem ser confirmadas através do teste genético. Desse modo, o exame consegue confirmar o diagnóstico de doenças e determinar sua gravidade.
Os testes genéticos servem ainda para indicar maior risco de determinadas doenças surgirem e definir um tratamento para quem já possui uma enfermidade.
Na área da genética reprodutiva, os testes são capazes de reduzir a probabilidade de a criança desenvolver um distúrbio genético. Isso porque o diagnóstico precoce de algumas doenças torna possível o tratamento ainda no feto ou no recém-nascido.
Os testes genéticos são utilizados também para selecionar embriões saudáveis para a fertilização in vitro.
Os benefícios do teste genéticos dependem das condições de saúde de cada pessoa e das circunstâncias e motivos pelos quais ele é realizado. Algumas das vantagens de se realizar os exames são:
– Prever a evolução de algumas doenças (prognóstico) e desenvolver métodos para evitá-la;
– Permitir que seja possível decidir pelo tratamento mais adequado da doença;
– Identificar os riscos de uma pessoa desenvolver o câncer e desse modo, poder gerenciar esse risco;
– Definir o melhor tratamento para alguém que desenvolveu câncer;
– Identificar uma mutação que poderá ser responsável pelo surgimento de doenças;
– Permitir um aconselhamento genético adequado às pessoas que possuem riscos de desenvolver doenças;
Em quais casos é recomendável realizar o teste genético?
Os testes genéticos são indicados em situações diversas. Entre os casos em que o exame pode ser realizado temos:
– Pessoas com histórico familiar de câncer;
– Pessoas que têm familiar com testes positivos para uma mutação genética;
– Mulheres com câncer de ovário, doença que pode estar relacionada a diferentes mutações hereditárias;
– Mulheres e homens com câncer de mama, já que determinados tipos desse câncer podem ser caudados por uma mutação hereditária;
Como você pôde perceber, os testes genéticos têm como principal função melhorar a qualidade de vida do portador de um determinado tipo de doença e alertar para os riscos do surgimento de enfermidades.
É importante destacar que um resultado positivo nesse tipo de exame não significa que o indivíduo necessariamente irá desenvolver a doença. Do mesmo modo, o resultado negativo também não representa que ele está imune de qualquer risco.
Para ter certeza que você se enquadra no grupo de pessoas que devem realizar o teste genético, converse com seu médico. Ele será capaz de identificar se esse é realmente o melhor caminho e irá orientar você a respeito de todos os procedimentos.
Ficou com alguma dúvida sobre o teste genético? Entre em contato conosco. Aproveite para solicitar um orçamento para seus exames!